• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Como Se Comportar Num Processo Seletivo??

O que fazer durante as entrevistas para disputar uma vaga de emprego? A repórter Fabiana Scaranzi acompanhou uma dessas etapas e dá dicas de como se comportar para não fazer feio na hora da seleção.
No chão da sala, personagens de história em quadrinhos. Parece uma simples brincadeira escolher um que combine com a sua personalidade. Mas de brincadeira isso aqui não tem nada. É uma dinâmica de grupo. Um teste coletivo para uma vaga de emprego. “As pessoas acabam sem querer falando de si próprias, então a gente acaba pegando algumas qualidades, alguns aspectos da personalidade da pessoa”, conta a psicóloga Edna Savagin.
Essa fase de estar frente a frente com quem vai escolher, seja numa entrevista individual ou numa dinâmica de grupo, é sempre a mais difícil. De um lado, a gente sabe que o profissional de seleção está ali pra avaliar o seu comportamento. De outro, é aquele frio na barriga e aquela dúvida: será que eu estou falando o certo? Estou agindo da melhor maneira?
Então aqui vai a primeira dica: nessa hora relaxe. Concentre-se em atender ao que estão te pedindo, da maneira mais natural. E o que conta é a primeira impressão. Portanto, esteja sempre bem vestido. Para moças, não é adequado que se utilize decotes, nem saias muito curtas. Para os rapazes, não é adequado que se utilize chapéu ou boné.
-Fale corretamente o português. Ler bastante ajuda. É muito complicado quando o candidato tem uma fluência comprometida e utiliza-se de gírias.
-Informe-se sobre a empresa que está contratando. A pessoa tem que mostrar conhecimento, isso tudo remete a um interesse.
-Nunca fale mal dos seus empregos anteriores. Fica uma situação constrangedora.
Os selecionadores também avaliam conhecimento técnico, criatividade, equilíbrio emocional, entre outros aspectos. Por isso, muitas vezes o candidato faz tudo certinho, e mesmo assim, não consegue a vaga.
O número de pessoas que procuram a Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina para fazer cursos de preparação para entrevistas de trabalho, triplicou no último ano – 70% já passaram por uma universidade, mas isso não basta. Cada vez mais é preciso atender exigências específicas e técnicas para conseguir uma vaga no mercado.
Rafaela Schipmann que já está procurando emprego há mais de um ano, já fez várias entrevistas de trabalho, dinâmicas de grupo, mas ainda tem dúvidas.
“Eu sou uma pessoa que gosta de falar muito e queria saber se numa entrevista eu devo falar muito ou pouco?”
Segundo os especialistas, falar muito pode ser ruim. O melhor é falar o essencial, nem mais, nem menos.
“Eu queria saber também se eu devo ser mais alegre, extrovertida, ou mais séria?”
Depende do momento, da pergunta que te fizerem. Portanto, use a sua sensibilidade e, acima de tudo, seja autêntica.
“Outra dúvida, a gente deve dizer quanto quer ganhar?”
O melhor é deixar a cargo do empregador fazer a primeira oferta. O melhor candidato é aquele que fala mas fala o essencial, fala o que é preciso.
Alexandre Sampaio, de 24 anos, é formado em administração de empresas e começou a trabalhar em junho em uma empresa multinacional. Ele é assistente de auditoria. Para chegar até aqui, ele teve que enfrentar 3.900 candidatos que se cadastraram no programa de seleção. Passaram por várias etapas eliminatórias – 50 foram selecionados para entrevistas e 18 conseguiram o emprego. “Tentei ser sempre natural e procurei não tentar não aparecer muito, como a estrela da entrevista, e apresentar as qualidades para o cargo“, disse o jovem.
Nós demos as dicas dos especialistas de como se comportar num processo de seleção, mas aqui vai uma dica também para os empregadores e selecionadores: dêem retorno para os candidatos. Saber onde foram bem ou mal é muito importante para próxima entrevista. E não custa ajudar, não é mesmo?

 

About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: