• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Desperte seu talento para impulsionar sua carreira.

O século já virou faz tempo, a revolução digital já é mais do que uma realidade, o mercado de trabalho mudou e a maioria dos profissionais já entendeu a mensagem: se tudo mudou, é preciso mudar também. Na era do conhecimento, que está entre nós faz tempo, vencem os mais talentosos. Mas talento não é algo único de alguns bem-nascidos, como muitos pensam, mas algo que todos têm ou que pode ser desenvolvido. A questão é como despertar esse talento e usá-lo em favor de sua carreira. Como despertar esses dons únicos adormecidos dentro de você? Pode ter certeza de que você tem algum tipo de talento todo especial aí dentro e que, descobri-lo, será um grande passo em sua carreira.Aptidões naturais – O que você tem facilidade para fazer em seu trabalho e que os outros têm algum tipo de dificuldade? Já é um bom começo notar alguma competência em que todos o elegem como o melhor. Use sua percepção. É preciso negociar valores com o fornecedor? Chama o sicrano que ele é bom nisso. Opa! Um nato negociador. É preciso conversar com as pessoas e resolver um determinado conflito? Chama a fulana que ela é ótima nessas questões. Mais um talento iminente: capacidade de liderança. Comece a perceber se você é sempre o escolhido para resolver determinada questão e use esse dom a seu favor em áreas em que isso faça uma grande diferença.

Aposte na diversidade – Não fique preocupado em encontrar somente um único talento. Todos podem ser muito bons em várias coisas. Portanto, não fique frustrado se não encontrar aquele talento único, todo especial. Na verdade, pense em algo mais sistemático. É preciso despertar os mais variados talentos para que, de uma forma geral, eles possam impulsionar sua carreira. Não adianta ser um ótimo comunicador, e não trabalhar bem em equipe ou ser muito centralizador, entende? Nesse caso, entra a diversidade e a capacidade de usar o seu arsenal de conhecimento e técnicas que podem efetivamente fazer a diferença. Pense: quais são os meus talentos na comunicação? Liste-os. Quais são os meus talentos no trabalho em equipe? Liste-os. E por aí vai. É a diversidade em sua formação acadêmica e cultural que fará a diferença e não só um único grande talento.

Reavalie sua carreira – Agora é hora de verificar se tudo o que você fez em sua carreira realmente está valendo a pena. Se você se aposentasse hoje, estaria realizado em seu trabalho? A forma como conduziu sua vida profissional até agora trouxe os resultados que pretendia? Você é um profissional que tem a carreira dos seus sonhos? Seja honesto consigo e enfrente a realidade. É muito comum nossa carreira tomar rumos de que não gostamos e é muito complicado voltar atrás, mas não é tão difícil mudar adiante. Dentro de meu contexto atual, quais os talentos que posso despertar e que podem tornar minha carreira mais empolgante? Crie sua própria definição de sucesso, certifique-se de que tem sido coerente com seus valores e seja fiel à sua visão de vida, evitando distorções que só trarão frustrações no futuro.

Tenha disposição – Para despertar seus talentos, é preciso disposição para estudar mais, estar atento a treinamentos que possam auxiliá-lo em seu crescimento e estar preparado para assumir novas oportunidades. Resumindo, é um trabalho que demandará tempo, persistência e muita disposição. É preciso foco para manter a rota e evitar o vaivém e a distorção de sua visão. Esteja atento para verificar se esses novos conceitos estão realmente ajudando e se, efetivamente, podem ser usados em seu trabalho.

O caminho para despertar seu talento é cheio de encruzilhadas, mas será uma aventura cheia de novas descobertas e realizações. O importante é estar disposto a correr riscos e acordar para uma nova etapa em sua carreira.

Autor: Paulo Araújo

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: