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Desvendando o e-Learning

As TICs (Tecnologia da Informação e da Comunicação), que se relacionam em grande parte àquilo que conhecemos genericamente como Internet – ou rede mundial de computadores –, geraram mudanças no comportamento dos seres humanos, mais profundamente do que aquelas ocasionadas pela Revolução Industrial. Muitas coisas se transformaram a partir delas, inclusive o sistema educacional através da tecnologia e-Learning.

O e-Learning é a versão digital de EaD ou Ensino à Distância. Significa uma modalidade de ensino que tanto professor quanto aluno estão separados geograficamente ou temporalmente, utilizando para isto, algum meio ou tecnologia para transmitir o conhecimento. Podem ser vários, como correios, livros, filmes, tele-salas, Internet etc., pois a tecnologia é um recurso favorável para que a distância deixe de ser um fator limitante ao ensino.

Alguns estudiosos dizem que essa modalidade de ensino é praticada há muito tempo desde a época das cartas de Platão e das Epístolas de São Paulo, mas somente ganha espaço no final do século XVIII, através do envio de material didático por correspondência. Aqui no Brasil, especificamente, surge somente por volta da década de 40 do século passado, por meio do Instituto Monitor e do IUB (Instituto Universal Brasileiro).

O processo todo se desenvolve e acompanha os avanços tecnológicos, mas decola realmente com o surgimento da Internet que oferece múltiplas possibilidades. No início, o e-mail, logo depois os LMS’s (do inglês Learning Management System ou Sistema de Gerenciamento de Ensino), que são os ambientes para hospedar e administrar os cursos no espaço virtual, em seguida os OA’s (objetos de aprendizagem), filmes, Wiki’s, Blog’s, enfim… uma infinidade de ferramentas, que facilitam o ensino via web.

E ainda falando sobre ferramentas, esta modalidade ganhou um impulso significativo com o desenvolvimento dos LMS Softwares Livres – são aqueles em que o usuário utiliza gratuitamente. Pode, inclusive, adicionar funcionalidades ou removê-las de acordo com as necessidades e/ou exigências dos propósitos que se deseja atingir, pois antes só existiam os denominados Softwares Proprietário, que são pagos e o usuário precisa ter a licença para a utilização.

Mas e-Learning não é composto somente de ferramentas, exige também uma equipe multidisciplinar capacitada para desenvolver os cursos com clara proposta didática, cujos conteúdos são adaptados para o espaço virtual. E estes cursos podem ser totalmente à distância ou híbridos (também conhecido como blended learning que mistura momentos à distância e presencial), e ainda, com interação ou não. Tudo depende do público alvo e objetivos a serem atingidos.

Esta modalidade de ensino pode ainda atuar como suporte ou parceiro do modelo presencial tradicional. Quanto ao aluno, esta modalidade exige que ele tenha ou desenvolva competências específicas essenciais para freqüentar um curso à distância, como por exemplo, a autonomia no processo de aprendizagem, disciplina e organização. Exige também, mais dedicação, mais comprometimento e mais envolvimento. O aluno passa a ser co-responsável pelo processo de aprendizagem e assim, a retenção do conhecimento é mais facilmente apreendida.

É essencial dizer que o e-Learning surge num momento especial, trazendo renovação tanto para o universo acadêmico como para o corporativo. Ele colabora com a educação, no sentido de melhor preparar cidadãos para o mercado de trabalho e para a vida.

Assim, algumas vantagens do e-Learning Acadêmico podem ser notadas como, por exemplo, o alcance geográfico, dando oportunidade de ensino para aqueles que, por estarem em regiões distantes, não têm acesso aos centros universitários. Outra vantagem é a qualidade de ensino e a democratização do conhecimento, na medida em que diminuem a disparidade de conhecimento, além de proporcionar a integração social.

Outra ainda é a facilidade de acesso à informação e o enriquecimento de conteúdo, pois esta modalidade de ensino incentiva o “e-aluno” a pesquisar, a buscar novas fontes de informação, a compartilhar suas descobertas, tornando-o co-autor do conteúdo. E também como atualização profissional, como solução para aqueles que, depois da aposentadoria, por exemplo, necessitam prolongar seu tempo no setor produtivo.

Já o e-learning corporativo traz diversas outras vantagens como: flexibilidade de espaço, tempo e ritmo de aprendizagem; formação permanente; redução de custos, seja para o aprendiz, seja para a organização, já que os custos de locomoção, estadia e alimentação são praticamente eliminados; ganho de produção, já que o funcionário não precisa abandonar seu posto de trabalho; padronização das informações, pois devido às características da própria tecnologia é possível treinar um maior número de colaboradores, utilizando o mesmo conteúdo com a mesma qualidade.

Uma outra vantagem importante é a conclusão do curso sem interrupções, uma vez que permite que o funcionário continue seu treinamento mesmo em viagens. Além de tudo, há a facilidade de acesso, resgate e retomada das informações, pois o espaço virtual permite que o aluno possa armazenar, resgatar, acessar e retomar qualquer informação importante feita durante ou mesmo depois do curso.

Como é percebido, há muitos benefícios, mas é necessário um conjunto de medidas para viabilizar o acesso digital para todo o Brasil. E não só para as classes menos favorecidas, mas para a população de modo geral, no sentido de proporcionar infra-estrutura urbana básica, como energia elétrica e conexão de banda larga, por exemplo. Possibilitaria a partir daí, a implantação de infra-estrutura tecnológica, seja para o setor empresarial, domiciliar ou tele-centros comunitários para a inclusão digital.

 

Publicado em 21/01/2008 no www.RH.com.br.

 

Por: Odila Bueno – formada em Letras pela USP com especialização em Educação a Distância pela PUC e pós-graduação em Educação a Distância pelo SENAC.

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