• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Tipos de Certificação

ISO 9000 – Sistemas de Gestão da Qualidade

A família de normas ISO 9000 foi  publicada inicialmente em 1987 pela ISO – International Organization for Standardization, cujas diretrizes eram especificar em linhas gerais os requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade, cuja aplicação se estenderia para todos os tipos e segmentos da indústria.

Dentre os fatores que impulsionaram a grande difusão da certificação conforme a ISO 9000, podemos destacar a preocupação das empresas quanto à qualidade de seus produtos e serviços, maior credibilidade no mercado interno / externo e exigências ou barreiras técnicas para a realização de negócios.

A certificação ISO 9000 atesta que a empresa tem implementado um Sistema de Gestão da Qualidade, utilizando-se de métodos eficazes para o gerenciamento dos negócios, e assim proporcionando a melhoria contínua da qualidade de seus produtos e serviços e maior satisfação aos clientes.

Com a revisão da ISO 9000 versão 2000 houve uma profunda mudança conceitual da norma, refletindo os avanços alcançados nas técnicas de gerenciamento dos sistemas de gestão. A norma de certificação ISO 9001:2000 foi estruturada através do conceito de abordagem por processos, permitindo-se assim assegurar, de forma mais eficaz e eficiente, a gestão dos processos da qualidade da empresa e sua melhoria contínua.

O IQA vem realizando esforços para que todos os requisitos de certificação, os critérios para a sua transição, e as interpretações dos novos requisitos estejam plenamente estabelecidos e harmonizados. Para informações mais detalhadas ou esclarecimento de quaisquer dúvidas contate o nosso corpo técnico.

QS-9000 – Requisitos Automotivos dos E.U.A.

A QS-9000 foi desenvolvida e implementada desde 1994 como um requisito específico da indústria automotiva Americana. Os fabricantes de automóveis dos Estados Unidos (DaimlerChrysler, Ford e General Motors) criaram os Requisitos de Sistema da Qualidade QS-9000 de forma a harmonizar em um único sistema os requisitos da qualidade a serem aplicados aos seus fornecedores.

As empresas de caminhões tais como, Freightliner Corp., Mack Trucks, PACCAR Inc., Volvo GM Heavy Trucks e Navistar também adotaram a QS-9000 como sistema da qualidade fundamental para seus fornecedores diretos. A certificação QS-9000, atualmente, tem sido reconhecida e aceita por diversas montadoras no mundo inteiro.

Estruturalmente a QS-9000 engloba a norma ISO 9001:1994 como sistema da qualidade básico, incluindo  adicionalmente requisitos do setor automotivo. Tem como documentos de referências os manuais APQP, PPAP, MSA, CEP, QSA e FMEA, onde são estabelecidos diretrizes, ferramentas e métodos para dar suporte durante a implementação dos requisitos da QS-9000.

Com a implementação da QS-9000 as empresas estarão desenvolvendo um sistema de gestão da qualidade que proporciona a melhoria contínua, enfatizando a prevenção de defeitos e redução da variação e desperdício na cadeia de fornecimento.

Todos os  requisitos de certificação são administrados pelo AIAG (Automotive Industry Action Group) dos E.U.A., e as dúvidas e interpretações dos requisitos são harmonizados pelo IASG (International Automotive Sector Group) através de um documento integrante do processo de certificação (Interpretações Sancionadas QS-9000). Atualmente a QS-9000 está na sua versão de 1998.

O IQA oferece diversas acreditações (nacional e internacional) para a certificação QS-9000. Entre em contato conosco e verifique a melhor opção para a sua empresa.

ISO/TS 16949 – Requisitos Automotivos Globalizados

Em 1999 um novo padrão harmonizado foi publicado, denominado ISO/TS 16949 (especificação técnica). Desenvolvido pelo IATF (International Automotive Task Force) e submetido à ISO para aprovação e publicação, esse documento descreve um sistema da qualidade comum para a indústria automotiva mundial, tendo sido inicialmente baseado na ISO 9001:94, AVSQ (Italiana), EAQF (Francesa), QS-9000 (Americana) e VDA6.1 (Alemã). Juntamente com os requisitos específicos de cada cliente, esse documento define os requisitos do sistema da qualidade a serem usados na cadeia de fornecimento do setor automotivo.

Em 2002 foi publicada a nova revisão desta especificação técnica, a ISO/TS 16949:2002, agora realinhada com a estrutura da ISO 9000:2000. Como pontos importantes podemos destacar a estruturação dos requisitos conforme a abordagem de processos, a participação da associação dos fabricantes de veículos do Japão (JAMA – Japan Automobile Manufactures Association), e a aplicabilidade da certificação também para as montadoras de veículos.

A IATF é um grupo formado por fabricantes da indústria automotiva e suas associações de classe cujo objetivo é proporcionar continuamente produtos de qualidade aos clientes automotivos no mundo inteiro. É também responsável pela definição dos requisitos de acreditação dos organismos de certificação, dos requisitos de treinamento e qualificação dos auditores, e também pela definição da sistemática de certificação de terceira parte das empresas.

A ISO/TS 16949 tem como objetivo principal unificar os requisitos de certificação das indústrias automotivas a nível mundial, evitando-se assim múltiplas certificações. A tendência a ser observada é que futuramente a ISO/TS será o principal modelo de certificação reconhecido pelas montadoras de veículos.

Entre em contato conosco para informações sobre o processo de transição. Nosso corpo técnico estará à sua disposição para esclarecer suas dúvidas e buscar a melhor solução para a sua empresa.

ISO 14000 – Sistemas de Gestão Ambiental

O conjunto de normas ISO 14000 foi desenvolvido pela ISO – International Organization for Standardization. Especificamente, a ISO 14001 é o padrão utilizado e reconhecido internacionalmente para a certificação de sistemas de gestão ambiental.

É uma norma bastante similar em estrutura quando comparada com a ISO 9000, contudo seu foco é definir os requisitos para que as empresas possam atendê-los de forma a prever sua operação industrial de uma maneira ambientalmente correta. A ISO 14001 fornece meios para que as empresas possam gerenciar, implementar e melhorar seus programas ambientais, permitindo a identificação, controle e monitoramento dos pontos ambientais importantes (resíduos, poluentes, reciclagem, produtos perigosos, etc.) relacionados aos processos de negócios da empresa.

A certificação do sistema de gestão ambiental está cada vez mais importante, principalmente para as indústrias do setor automotivo, devido à maior conscientização ambiental e também porque muitas montadoras (ex. GM, Fiat, Ford) estabelecem requisitos aos seus fornecedores para que se certifiquem conforme a ISO 14001.

Temos, em nosso corpo técnico, auditores altamente qualificados para os segmentos da indústria e especialistas em legislação ambiental para prover um processo de certificação que agregue valor para a empresa. Solicite já uma proposta!

VDA 6.1 – Requisitos Automotivos da Alemanha

A VDA 6.1 é uma norma desenvolvida pela indústria automotiva Alemã (VDA – Verband der Automobilindustrie e.V.) para certificação do sistema da qualidade dos fornecedores de montadoras como Volkswagen, Audi, BMW, Porsche, Mercedez-Benz entre outros.

A maior parte dos requisitos da VDA 6.1 é baseada na norma ISO 9001, porém organizados em elementos distribuídos em 2 partes: Gerenciamento e Produto/Processo. Estes elementos incorporam requisitos da ISO 9001, requisitos da ISO 9004 (diretrizes para melhoria de desempenho ), requisitos específicos do setor automotivo, requisitos da QS-9000 (requisitos automotivos dos E.U.A) e da EAQF (requisitos automotivos da França).

Nossos auditores são qualificados pela VDA-QMC para realizar a certificação VDA 6.1. Entre em contato conosco para que possamos verificar suas necessidades e buscar as melhores soluções para atendê-las.

Acreditação  de Laboratórios

– É concedido com base na NBR ISO / IEC 17025, de acordo com diretrizes estabeleciodas pela International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e nos códigos de BPL da Organization for Econonic Cooperation and Development (OECD)

– É aberto a qualquer laboratório que realize serviços de calibração e/ou de ensaios, em atendimento à própria demanda interna ou de terceiros, independente ou vinculado a outra organização, público ou privado, nacional ou estrangeiro, independente do seu porte ou área de atuação;

– A acreditação de um laboratório de calibração é concedido por especialidade da metrologia para uma determinada relação de serviços, incluindo faixas e melhores capacidades de medição;

– A acreditação de um laboratório de ensaios é concedido por ensaio para atendimento a uma determinada norma ou a um método de ensaio desenvolvido pelo próprio laboratório;

– Pode ser concedido a laboratórios permanentes, temporários ou móveis, para realizar serviços de calibração e/ou de ensaios nas próprias instalações e/ou em campo.

Acreditação de Organismos de Certificação

– Engloba os tipos: sistemas de gestão, produtos e pessoas;

– É concedido com base em normas e guias internacionais ou consagrados internacionalmente e reconhecidos no Sistema Brasileiro de Certificação e, quando for o caso, em critérios adicionais estabelecidos pelo Inmetro, ouvindo o setor específico, ou em documentos formalmente reconhecidos pelo Inmetro;

– A acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão é concedido com base nos códigos do IAF;

– A acreditação de organismos de certificação de produtos é concedido por produto ou família de produtos. Para fins de certificação compulsória, devem ser utilizados regulamentos técnicos e para a certificação voluntária devem ser adotadas normas brasileiras, internacionais, regionais ou estrangeiras, dentro do conceito de níveis de normalização;

– A acreditação de organismos de certificação de pessoas é concedido por atividade.

Acreditação de Organismos de Inspeção

É concedido por área de atividade, com base na norma ISO 17020, e em critérios estabelecidos pela Coordenação Geral de Acreditação (Inmetro/Cgcre), ouvindo o setor específico, através de Comissões Técnicas.

Acreditação de Organismos de Verificação de Desempenho de Produto

– É concedido a organismos de certificação de produtos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e que atendam aos critérios adicionais estabelecidos pelo Inmetro;

– É concedido para emissão de declaração de desempenho de produtos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: