• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Água: Conheça A Sua Importância Para A Saúde

*Elisabete Fernandes Almeida

O corpo é formado por cerca de 70% de água, que é perdida e reposta constantemente pelo organismo. A reposição é necessária para a saúde e beleza em geral.

A hidratação

Quando a água é perdida, a pele se desidrata, fica áspera e se torna vulnerável ao processo de envelhecimento. Por isso, é importante mantê-la sempre hidratada.
Além disso, eliminamos cerca de dois litros por meio da urina, suor e fezes. Se essa quantidade não for reposta, inicia-se um processo de desidratação e intoxicação.

Água em excesso faz mal?

Ela não pode ser ingerida em excesso para que não haja uma grande perda de sais minerais, principalmente sódio e potássio.

Alimentos também contêm água?

Ao comer alimentos sólidos também estamos ingerindo líquidos. Durante as dietas de emagrecimento, por exemplo, quando a quantidade de alimentos ingeridos é reduzida e a queima de gorduras é maior, recomenda-se tomar mais água para não desidratar.

Falsos mitos

“Sauna emagrece”; “quanto mais se transpira, mais rápido se perde peso”.
Certamente, ao sair da sauna ou de uma aula de ginástica você vai notar que perdeu peso, porém, à custa da perda de água, que deve ser reposta mais tarde ao ingerir líquidos ou alimentos sólidos.

Saúde para os cabelos

A água é a maior responsável pela saúde e brilho dos fios. Usá-la na temperatura certa é fator dominante para o sucesso. A água morna ajuda a ação dos cremes e condicionadores, e a fria dá brilho e volume.
Dica: antes de aplicar o xampu, molhe bastante os cabelos e, na hora de enxaguar, repita a dose, até se certificar que nenhum resíduo do produto ficou nos fios.

Benefícios da água para o corpo

A água relaxa, massageia e facilita os exercícios. Com a hidroginástica, é possível realizar exercícios inacreditáveis. Milagre? Não. A água faz com que nosso corpo fique 70% mais leve, ou seja, se normalmente você consegue fazer 10 abdominais, na piscina, você fará 50, com o mesmo esforço.
Beba 8 copos de água por dia, faça disso um hábito. O ideal é beber 2 litros por dia!

*Elisabete Fernandes Almeida é escritora e editora médica, com especialização em Projetos de Educação Médica Continuada. É presidente da Latin-Med Editora Médica, editora médica da Conexão Médica, diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina e atua em vários sites médicos. Dúvidas e sugestões sobre esta coluna devem ser encaminhadas para o e-mail ceoelisabete@latinmed.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: