• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Nove Passos Para A Criatividade Máxima


Um dos assuntos mais discutidos hoje em dia é a Criatividade. Afinal, ser criativo é importante para todos ou apenas para profissionais de determinadas áreas? Se for importante mesmo, como fazer para desenvolver e maximizar o seu potencial criativo ?

Em primeiro lugar, ser criativo é fundamental. Independente da sua atividade profissional, a criatividade é que vai fazer com você possa resolver problemas, identificar oportunidades e atingir resultados diferenciados. Diante disso, voltamos a segunda pergunta: como e o que fazer?

Para simplificar seu caminho rumo a criatividade, você pode adotar alguns comportamentos no seu dia a dia que certamente vão exercitar e potencializar sua criatividade. Veja abaixo nove dicas simples e práticas:

1. Exercite o cérebro
2. Faça todos os dias a pergunta mágica
3. Evite julgamentos prematuros
4. Descubra seu local criativo
5. Anote todas as idéias
6. Use a diversidade como arma
7. Estabeleça uma meta
8. Ariisque-se
9. Medite

1. Exercite o seu cérebro

Existem diversas maneiras de você exercitar o seu cérebro. Uma das mais divertidas que eu conheço é o desenvolvimento do ambidestrismo. Ambidestrismo é a capacidade de fazer tudo com as duas mãos com a mesma eficiência. Para praticar, tente fazer algumas atividades do dia a dia como escovar os dentes e comer com a sua mão não dominante. Fazer malabarismo também pode ser uma excelente ferramenta. O importante é buscar atividades que exijam muita coordenação e ações simultâneas.

2. Faça todos os dias a pergunta mágica

Essa é uma idéia simples, mas muito eficaz. Para cada atividade do seu dia faça a pergunta: “como é que eu poderia fazer isso de maneira diferente, de forma a maximizar meus resultados?”

3. Evite julgamentos prematuros

O inimigo número um da criatividade é o julgamento prematuro. Durante a fase de geração de novas idéias, evite qualquer tipo de avaliação da praticidade ou eficácia da mesma. Deixe a idéia evoluir. Muitas novidades fantásticas surgiram de idéias aparentemente malucas.

4. Descubra seu local criativo

Você já parou pra pensar aonde e quando você cria mais? Isso pode fazer uma enorme diferença. Que atividade deixa você mais criativo. Algum lugar especial? Eu, pr exemplo, tenho muitas idéias quando estou correndo ou mesmo meditando. E você?

5. Anote todas as idéias

Todos temos idéias todos os dias. O grande problema é que elas se perdem no caminho porque não são anotadas. Quantas vezes você já teve uma grande idéia no caminho para o trabalho e a esqueceu completamente quando chegou lá? Anote, anote, anote…

6. Use a diversidade como arma

Busque sugestões de pessoas diferentes. Trabalhe em grupo. Junte pessoas de diferentes áreas, diferentes origens e diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto. Essa complementaridade vai maximizar o processo criativo.

7. Estabeleça uma meta

Uma das formas mais eficazes de criar é estabelecer metas. Estabeleça metas de inovações para tudo. Nos meus cursos sempre me surpreendo com a diferença entre o número de idéias que surgem quando peço o máximo de idéias possível, comparado ao número que vem quando peço pelo menos 10. A cota mínima faz com você vá além, pois se existe a meta, seu cérebro sabe que é possível. Experimente.

8. Arrisque

Correr riscos faz parte do processo criativo. Criar é correr riscos e sair da zona de conforto. Arrisque-se a ter novas idéias, arrisque-se a apresentá-las na sua empresa, arrisque-se a insistir, arrisque-se …

9. Medite

Deixei por último a ferramenta mais poderosa. Meditar já deixou de ser uma atividade religiosa ou esotérica. Os benefícios da meditação já forma comprovados cientificamente. Para a criatividade, nada pode ser melhor. Nossa mente vive lotada de informações e inutilidades. Quando você medita, você limpa sua mente, abrindo espaço para que as novas idéias surjam e floresçam na sua mente. Bastam vinte minutos por dia pra que você sinta a diferença.

Como você pode ver, são receitas simples e práticas. Parece fácil, e é. O difícil é ter isso como prioridade e não perder o foco na implementação em função das demandas do dia a dia. Esse é o desafio. Se você tiver a disciplina, criatividade não vai ser problema.Autor: Arthur DinizArtigo Publicado no Site ABTD Nacional

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: