• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Ânsia Por Inovação Pode Atropelar Planejamento

Elisa Caetano

Implementação de mudanças segue um ciclo lógico,

mas empresas em fase de inovação costumam

ignorar o processo. A avaliação é de Augusto

Camargo, presidente da Adrenax, fundo de capital de

risco que disponibiliza créditos para jovens de 19 a 23

anos que querem montar uma nova empresa, mas

não tem verba para começar.

“Mudanças estratégicas e inovadoras seguem ciclos.

Mas, para quem está inovando, falar de processos é

um sacrilégio”, afirmou o presidente durante o comitê

de Gestão Estratégica da Amcham-Goiânia, nesta

quarta-feira (29/09).

Camargo acredita que o ciclo de mudanças começa

com uma idéia. Mas, para para que isso vire realidade, é preciso traçar um

planejamento e estabelecer metas, revelou.

Com essa etapa pronta, só então inicia-se a “evangelização” das pessoas,

ou seja, convencê-las a abraçar a idéia, comentou.

Após a conclusão desses processos, Camargo afirma que entra a execução

prática do projeto e a captação de opiniões a respeito das mudanças.

No entanto, ele relata que muitas pessoas, especialmente jovens, atropelam

etapas desse ciclo e, com isso, a implementação pode ser prejudicada.

“Muitas vezes, eu tinha uma idéia nova, não bolava nenhum planejamento,

contava para várias pessoas da empresa, e já queria, imediatamente, uma

opinião. Não é assim que funciona”, contou.

Dicas práticas

Além de seguir o ciclo, o executivo acredita que algumas dicas são

funcionais para o sucesso do novo projeto:

• Foco: o empreendedor deve conseguir definir a atividade de sua

empresa, ou sua idéia em até três minutos. “Experimentar é importante,

mas é necessário cuidado para não perder o objetivo”, afirmou.

• Choque de mercado: antes de implementar uma idéia, certificar se

todos os funcionários estão preperados para executá-la. Além disso, se é a

mais indicada para o mercado que a empresa trabalha.

• Posicionamento: escolher o mercado que pretende atuar e ser fiel a ele.

• Vendas: ao focar demais em processos, cuidado para não deixá-las em

segundo plano.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: