• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Atividade Física: Antídoto Contra Crises

As empresas de vanguarda já têm consciência de que não basta a formação intelectual aos seus profissionais para responder aos desafios

O mundo corporativo assume cada vez mais o seu papel social. A velocidade do mundo globalizado, as exigências cada vez maiores de informação e conhecimento, a ampliação ininterrupta de novas competências fizeram com que a educação formal se infiltrasse ao mundo corporativo, complementando e muitas vezes fazendo o papel das faculdades e universidades.

Hoje, vemos grandes nomes do ranking empresarial investindo na educação corporativa como responsabilidade social, aliada à possibilidade de ter profissionais diferenciados, o que sem dúvida se constitui numa importante vantagem competitiva. Essa tendência me chamou a atenção, porque o mesmo processo inicia-se no campo da educação psicofísica.

As empresas de vanguarda já têm consciência de que não basta a formação intelectual aos seus profissionais. Hoje, é preciso muito mais para responder aos desafios, para enfrentar a concorrência, para ter resultados e atuação de alta performance.

O setor corporativo já detectou que seus funcionários, mesmo já tendo consciência da necessidade da educação psicofísica, para ter saúde, energia, qualidade de vida, auto-estima, melhoria no desempenho pessoal e profissional, investem muito pouco nesse setor.

E como resultado, é cada vez maior o número de profissionais que têm sua saúde e desempenho comprometidos pelas doenças silenciosas do sedentarismo, sem falar nos demais prejuízos que a falta de atividade física provoca.

Executivos vencedores e visionários já descobriram com sua própria experiência, que a atividade física é um maravilhoso e eficaz antídoto para enfrentar crises, para aumentar a criatividade, para dar o “extra” nas suas atividades profissionais e pessoais. E de forma pioneira, estão inaugurando esse salutar caminho nas organizações.

É realmente emocionante perceber que o inconsciente coletivo está nos aproximando desses líderes inovadores, que estão formando a massa crítica de um novo paradigma no cenário empresarial.

O livro Fábrica de Campeões atuou como a semente de algumas organizações. Ao entenderem a analogia dos campeões do esporte com os campeões do mundo profissional e captarem o quanto ela pode potencializar o diferencial dos profissionais, do produto e dos serviços, muitos gestores estão colhendo resultados positivos.

Quem sabe essa estratégia não pode ser adaptada a sua empresa, a sua equipe, aos seus negócios? Você, que lê essa coluna desde o início, já está na frente, pois conhece a espinha dorsal da metodologia.

Se já estiver praticando e sentindo na essência os grandes benefícios, com certeza está comprovando que é possível fazer “a diferença” como pessoa e profissional.

Seja um terapeuta esportivo informal na empresa, na comunidade, na família. Adote alguém para compartilhar o que já aprendeu.

O mundo corporativo já está fazendo a sua parte. Cabe agora a cada profissional multiplicar o processo, com a força transformadora da atitude e da ação.


José Rubens D`Elia é preparador físico e autor do livro Fábrica de Campeões www.jrdelia.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: