• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Controlando O Nervosismo – Entrevista


Como superar o nervosismo e a insegurança na hora da entrevista para conseguir um emprego? Os especialistas recomendam atividades comuns, do dia-a-dia, que ajudam a desenvolver a autoconfiança e a determinação.

Uma postura positiva e firme é o que todos os candidatos a uma vaga de emprego gostariam de ter na hora da entrevista; mas geralmente o que toma conta dos jovens pessoas são sensações como frio na barriga, ansiedade e nervosismo.

“O nervosismo faz parte do processo”, garante Sophia Esteves, especialista em Recursos Humanos. “Os selecionadores já contam que a pessoa venha nervosa, mas o candidato tem que ter muita confiança nele próprio e em como ele se preparou bem, para poder superar o nervosismo e mostrar quem ele é”.

Foi assim que o radialista Vladimir Bianchin, de Bauru, superou o nervosismo. Ele tem 22 anos de idade e passou dois anos procurando uma vaga; passou por alguns apertos em seis seleções diferentes, envolvendo várias provas e entrevistas. “Com o passar do tempo você vai aprendendo a se portar numa entrevista e em ter uma certa postura – por exemplo, usando uma roupa melhor. Eu era cabeludo, tirei o cabelo; usava brinco, tive que tirar os meus brincos”, ele lembra. E completa: “Na entrevista, você tem que demonstrar o máximo de vontade possível. Mesmo que você não tenha um conhecimento grande da área, você tem que mostrar vontade de aprender”.

Segundo os especialistas, você pode ficar nervoso no momento da seleção por estar sendo avaliado e por não saber o que o entrevistado espera de você – mas também pode ficar inseguro porque ainda é imaturo.

Sophia Esteves, que trabalha no recrutamento de jovens, diz que os fatores que mais reprovam numa seleção são a falta do inglês – mesmo para trabalhar em empresas nacionais – e a parte comportamental, como falta de iniciativa e determinação. “O jovem de hoje e também sua família têm que perceber que tem que ter uma volta ao passado. O jovem tem que começar mais cedo a desenvolver atividades que tragam maior responsabilidade, maior auto-conhecimento, para que ele se torne mais competitivo”, afirma..

A família de Eduardo Santos, de Curitiba, teve um papel fundamental na vida profissional dele. Tudo mudou depois que ele repetiu de ano na escola: ele não só passou a estudar mais, como também passou a trabalhar na empresa de eventos do pai. “Foi bom ter assumido mais responsabilidade, agora eu não tenho mais a tarde livre para ficar dormindo em casa, e ainda estou conhecendo as dificuldades do mercado de trabalho”, diz o menino. O pai do rapaz diz que até o quarto dele está ficando mais arrumado. “Ele amadureceu bastante. A principal mudança foi de atitude, em relação à parte financeira e ao tempo”, garante Mozart dos Santos.

Confira algumas dicas para driblar o nervosismo:

– se conheça bem; pergunte a amigos e parentes quais as suas características, quais são as suas qualidades e no que você precisa melhorar. Definir o seu perfil vai te ajudar a saber em quais áreas você pode atuar e onde você pode ter sucesso.

– desenvolva atividades que o mercado valoriza muito, como o trabalho em equipe; faça trabalhos voluntários e esportes coletivos.

– tente cozinhar alguma coisa sozinho, ou pelo menos tirar o seu prato da mesa.

É claro que ser acordado pelo “bom dia” da mãe logo cedo parece um sonho; mas coloque um despertador e acorde sozinho. Sair realmente da adolescência e ter maturidade para enfrentar a vida não é fácil , mas se você fizer uma conquista sua a cada dia, vai se sentir mais inteiro.

Talvez isso não acabe totalmente com o nervosismo na hora da entrevista, mas vai fazer você se sentir mais confiante – de repente você acaba até desistindo de um emprego porque uma empresa não tem o seu perfil.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: