• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Descoberta Da Energia

Índios de Mato Grosso do Sul estão descobrindo a energia solar. Depois de tanta devastação que acabou com a madeira da região é a natureza que novamente ajuda.

Índios de Mato Grosso do Sul estão descobrindo a energia solar. Depois de tanta devastação que acabou com a madeira da região, é a natureza que novamente ajuda.

A lenha do fogão foi substituída pelo sol e os índios reaprendem a cozinhar.

A subida do nível da água cria ambientes favoráveis para reprodução de mosquitos, transmissores da malária para combater as larvas são usados inseticidas químicos. “Quando se usa inseticidas químicos ele vai deixando no meio ambiente substâncias nocivas ao homem”, diz Wanderly Tadey, pesquisador do Inpa.

A solução pode estar na natureza nas “bactérias” tiradas da terra e da água. ”Quando se fala em bactéria, se associa logo à doenças, mas algumas são úteis ao homem. Esse é um inseticida que quando colocado na água mata as larvas do mosquito, não faz mal ao meio ambiente e foi produzido a partir de uma bactéria, uma bactéria do bem”.

Especialistas brasileiros, cubanos e alemães testam na Amazônia, o bioinseticida que já é usado na África e Europa. E mostram a técnica no curso para alunos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e da Fiocruz.

O bioinseticida é misturado à água, antes de ser espalhado pelo burrifador. Só mata as larvas, e não atinge outros organismos importantes para o equilíbrio ecológico. “É seguro para o ser humano e não dá impacto ao meio ambiente”, diz a pesquisadora da Fiocruz.

O bioinseticida foi feito a partir de uma bactéria encontrada em Israel e tem o uso autorizado pela organização mundial da saúde. Agora pesquisadores do Inpa estão tentando achar uma bactéria da Amazônia que tenha o mesmo efeito. Matando os mosquitos, diminui-se a chances de contaminação com a malária e outras doenças tropicais.

http://jornalhoje.globo.com/ – Ache esta matéria em:
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20011030-26742,00.html

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: