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Pérolas De Vendas

Paulo Araújo

Convenções oferecem oportunidades de rever e fazer amigos, aprender novos conceitos e técnicas. São momentos que nos permitem relembrar tudo aquilo que sabemos e quase nunca fazemos, mas prometemos que a partir dali tudo será diferente. Assistimos a inúmeras apresentações de fornecedores, bem como sobre suas inovações e argumentos de vendas. Participamos de palestras e treinamentos que nos reciclam e desenvolvem como profissionais.

As melhores partes de uma convenção são as apresentações das novas campanhas de premiação com realização de sorteios, e fica melhor ainda quando ganhamos alguma coisa. Convenções de vendas são momentos mágicos, únicos. Mas o que eu mais gosto mesmo é de estar nas populares rodas de conversa em volta das mesas de coffee break, onde posso ouvir e aprender com colegas vendedores. E nesses anos todos, atendendo empresas em seus eventos, colecionei algumas frases que desejo agora compartilhar com você. Eu as chamo de pérolas de vendas. Frases fantásticas, algumas de uma simplicidade e verdade tamanhas que chegam a assustar, além de serem muito divertidas.

1. “Se você não faz parte da solução, faz parte do problema” – Essa é normalmente dita por gerentes, ao darem aquele recado de maneira indireta aos que não atingem as metas. Vamos esquecer o lado ameaçador da coisa (a famosa degola) e pensar nessa frase pelo lado positivo. A pergunta que você tem de se fazer todos os dias é: em que eu estou ajudando meu cliente? A reduzir custos, a aumentar a lucratividade, a qualidade ou produtividade? Eu agrego valor à empresa em que trabalho? Esteja sempre do lado da “solução”.

2. “Depois que inventaram o ”Está ruim”, ninguém mais disse ”Está bom ”” – Quando você visita um cliente e pergunta como andam os negócios, a resposta é quase sempre a mesma: “Está fraco”, “Está ruim” ou “Já esteve melhor”. O impressionante é que o País está crescendo. Ano após ano as vendas aumentam e eu nunca encontro alguém que diz: “Está bom demais”. Não pergunte ao seu cliente se seus negócios vão bem, pergunte se gostaria de ajuda para vender mais.

3. “Quem pede recebe, mas quem se desloca tem preferência” – Dizem que o autor da frase é Gentil Cardoso, ex-técnico de vários clubes cariocas, como Flamengo e Botafogo. Muitos acreditam que foi um dos descobridores de Garrincha. Aqui a explicação é simples: seja proativo, não espere e faça acontecer. Inove, prospecte, crie oportunidades.

4. “Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem entrega flores” – Chegue sempre com um belo sorriso, bem disposto, apresentável e com um interesse genuíno em resolver os problemas do cliente. Esqueça a comissão e pense na solução. Dinheiro sobrando é sempre conseqüência de um bom trabalho realizado.

5. “Para vender bem tem de ter preço e produto bom” – Esse é um dos princípios da competitividade, ou seja, qualidade e preço compatível com o que o mercado oferece. Pode também ser uma boa desculpa para quem não atinge as metas ou um alerta quando muita gente diz isso para você. O fato maior é que se toda empresa tivesse o melhor produto e o menor preço, não precisava de vendedor, bastava ter um excelente call center e uma boa mídia no mercado, que o produto se vendia sozinho. É para isso que existem os profissionais de vendas. Para mostrar o quanto você, sua empresa e seus produtos podem contribuir com o crescimento do seu cliente.

6. “Fé em Deus e pé na tábua” – Quem tem fé vai mais longe, levanta com firmeza quantas vezes for necessário e sabe que nunca está sozinho. Agradeça sempre ao criador pelo trabalho que você tem e pelos clientes que atende. Ao entrar em qualquer lugar, seja para fazer uma venda, pós-venda ou até mesmo no concorrente, peça em silêncio que ele abençoe a casa e as pessoas que lá estão. Deseje de coração muita saúde, paz e prosperidade ao próximo. Você vai perceber que adquirindo esse hábito, receberá sempre em dobro. Afinal, você merece nada menos do que o melhor. É o que eu desejo a você.

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