• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Coach de Carreira

Muitas vezes é preciso ficar atento ao que o mercado de trabalho quer de você. A repórter Fabiana Scaranzi mostrar um profissional especializado justamente nisso: ajudar os outros a escolher o melhor caminho.

Todo atleta profissional precisa de um técnico que corrige, encoraja e ensina o esportista a valorizar suas habilidades além de ajudar na conquista do que foi planejado.

É isso que faz um coach, profissional que sempre foi mais conhecido no esporte, e que chega aos escritórios e as faculdades.

“Coach é um profissional que presta atendimento a uma pessoa que deseja trabalhar seus objetivos, sejam eles empresariais, pessoais ou relativos à carreira” explica a consultora de carreiras, Isabel Macarenco.

Os tipos mais conhecidos desse profissional são o coaching executivo, contratado por iniciativa própria ou pela empresa e o de transição de carreira, procurado por profissionais que estejam buscando novos desafios.

Esse é o caso do administrador de empresas Marcelo Barbieri, de Belo Horizonte. A exemplo de outros profissionais, ele enfrentou problemas na carreira mas conseguiu dar uma guinada na vida.

Marcelo ficou desempregado durante um ano e teve tanta dificuldade em conseguir um emprego que até sua auto-estima ficou prejudicada. Com a indicação de um amigo, procurou um coach e conseguiu se recolocar.

“O coach avalia os aspectos psicológicos e profissionais, tanto os positivos quanto os negativos. Ele orienta seu currículo para determinada área, faz dinâmica de grupo, simula uma entrevista, tudo para diminuir a ansiedade“ conta Marcelo. Em dois meses, ele conseguiu ofertas de emprego. “O coach também ensina a recusar uma proposta de emprego inadequada para você. É importante procurar uma ajuda especializada porque tem gente de má-fé nesse ramo de consultoria. É preciso acreditar e, mais do que nunca, se preparar” aconselha ele.

A presença desses profissionais nas universidades é novidade. Eduardo Paiva estuda contabilidade em São Paulo e conta que, mesmo depois de ter escolhido a profissão que vai seguir, sente-se mais seguro com a ajuda que recebe.

“O coach foi fundamental para mostrar o que eu preciso desenvolver, como absorver o máximo da faculdade e o que o mercado exige. Também me ajudou a ver quais são as minhas capacidades e como utilizá-las na empresa” diz Eduardo.

Para isso, preste atenção nessas dicas:
– procure saber se há um coach onde você estuda
– não se esqueça de aproveitar a graduação para procurar um estágio, emprego e todo tipo de apoio que vai ajudar na sua carreira
– se você quer se recolocar no mercado, um coach pode ser um bom investimento.

“A partir de um reconhecimento de talentos, de pontos fortes e até clareza do tipo de atividade que você gosta de realizar, é possível se dar muito melhor numa entrevista, numa dinâmica ou num reposicionamento” explica a consultora de carreiras Isabel Macarenco.

O preço de uma sessão com um coach varia de R$ 70 a R$ 300. Isso vai depender do tipo de trabalho e de quanto tempo isso vai durar. Mas outra dica importante é procurar esse profissional na própria universidade. Aí, é de graça.

Agora, se você não tem recursos para contratar um coach ou se não está na faculdade, lembre-se que a melhor opção continua sendo se informar e manter-se atualizado sobre a sua profissão.

Ter um plano de carreira, seja com a ajuda de um coach ou mesmo sozinho, é fundamental para que o estudante ou o executivo se aproxime mais rapidamente do objetivo final. É cumprir tarefas, vencer desafios, assim como fazem os grandes atletas e seus técnicos.

http://jornalhoje.globo.com/ – Ache esta matéria em:
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VOI0-3069-888-308739,00.html

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: