• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Motivação no Emprego

Esforço, competência, interesse pelo trabalho. Tudo isso deve fazer parte dos planos de quem quer crescer no emprego. Mas há um item que é ainda mais importante: Motivação. A repórter Fabiana Scaranzi ouviu especialistas e vai mostrar que para se sentir motivado hoje em dia é preciso ter mais que um bom salário.

Se você tiver, ela pode fazer com que sua carreira deslanche e que você chegue onde planeja. Se você não tiver, falta vontade até de ir para o trabalho. Afinal, você sabe realmente o que significa motivação e de onde ela vem? “Principalmente de um bom salário”, acredita um rapaz. “Tem que vir também de bastantes benefícios, pagar um convênio, cesta básica”, concorda uma jovem.

Muitas empresas concordam. E é o que acontece em Maceió. Uma rede de hotéis vê a premiação como uma forma de motivar os funcionários. Ela faz parte de um programa que inclui o reconhecimento do desempenho do profissional. E para ganhar esse prêmio não é nada fácil, o colaborador precisa ter domínio e conmhecimento do cargo, qualidade do trabalho, disposição, atitudes de cooperação em serviço e, claro, iniciativa.

Foi assim que Antônio Carlos, que é garçom, ganhou uma vez o prêmio de funcionário padrão. “É só fazer por onde que a gente chega lá e é reconhecido. E bem merecido!”, acredita.

Mas para alguns especialistas isso não é motivação, assim como um aumento de salário também não é. Isso é condicionamento. “Essa é uma confusão que não só as empresas como as pessoas fazem. A psicologia social já nos mostrou que aquilo que está fora das pessoas não motiva, condiciona. Se eu digo a ela você fez um bom trabalho vou conseguir para você um aumento de salário, da próxima vez que eu quero que ele faça um bom trabalho eu preciso acenar com um aumento de salário”, explica a especialista em motivação Cecília Bergamini.

As necessidades interiores são pessoais e intransferíveis, cada um tem uma. E para descobrir o que lhe motiva é preciso primeiro saber o se quer, depois fazer projetos a curto, médio e longo prazos.

A empresa onde Zolmar Zagrande trabalha, que é uma grande empresa do ramo atacadista de produtos não perecíveis, tem uma política interna de valorização do funcionário a partir da avaliação de desempenho. O Volmar começou há 15 anos nessa empresa lá no interior do Paraná, como ajudante de motorista. Quando a empresa se instalou na região metropolitana de Curitiba, em Araucária, ele foi para lá. Hoje ele é gerente de crédito e de cobrança. Como ele fez para chegar até aqui? “Eu acho que o desafio leva você a buscar novos horizontes, conhecer coisas novas. Você tem que se propor uma meta e não só esperar que os outros imponham para você. A empresa coloca metas para você e ela tem oportunidades, vai depender do seu esforço para que você consiga atingir os seus objetivos, os objetivos dela.”

Segundo uma pesquisa da Gallup Organization, uma instituição que estuda a natureza e o comportamento humanos, apenas 21% dos brasileiros estão engajados, ou seja, têm um sentimento de conexão com a empresa. A causa disso é a falta de motivação. “O que desmotiva é exatamente você oferecer um fator de contra-satisfação. Você não saber e não atender aquilo que a pessoa quer. Se ela quer um trabalho mais complexo, que exija mais dela, se você colocá-la no arquivo morto da empresa, você está desmotivando as pessoas”, explica Cecília.

Então vamos a algumas dicas que podem ajudar você a se sentir sempre motivado:
– Não fique chateado ao receber uma crítica, principalmente se vem de uma pessoa que você respeita.
– Pegue uma folha de papel e escreva tudo o que você pretende alcançar em 2007. Cole em um lugar para o qual você olhe regularmente. Isso vai lhe dar força para buscar seus objetivos.
– A motivação está dentro de você, mas as empresas também podem ajudar. Como? Observe seus funcionários e ajude-os a alcançar suas metas.

Agora, sabendo que essa motivação depende muito de você, faça seus planos, assuma o controle da sua carreira e, principalmente, coloque paixão em tudo o que faz.

http://jornalhoje.globo.com/ – Ache esta matéria em:
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VOI0-3069-888-308739,00.html

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: