• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Para que serve a Dinâmica de Grupo

Por: Joaquim Maria Botelho

Colabora: Edna Paiva

A dinâmica de grupo é uma ferramenta usada em psicologia clínica para identificação de conflitos entre pessoas, mas tem um espectro de utilização muito mais amplo.

Os especialistas em treinamento usam com freqüência a dinâmica de grupo quando necessitam fazer integração de funcionários ao ambiente de trabalho, ou para identificar lideranças dentro de uma equipe. A dinâmica de grupo é também recomendada para facilitar o trabalho em equipe.

Mas uma das aplicações mais interessantes desta técnica para os leitores de Carreira & Sucesso ocorre na área de recursos humanos, mais especificamente em recrutamento e seleção de profissionais.

NO RECRUTAMENTO

Cada dinâmica é orientada para identificação, dentro de um grupo de pessoas que pode chegar 15 ou até mesmo a 18, das qualidades ou defeitos que uma pessoa apresenta quando solicitada a trabalhar em equipe.

Desta forma, são utilizados modelos bastante diferentes um do outro, dependendo do que se quer verificar em relação às pessoas que participam. O recrutador/selecionador pode estar buscando identificar lideranças, ou procurando saber quem são as pessoas que têm iniciativa, ou tentando verificar quais os que apresentam como elementos de personalidade a criatividade, a capacidade de argumentação, a habilidade de relacionamentos pessoais, o potencial de comunicação e até o chamado “jogo de cintura”, que é a habilidade para lidar com situações difíceis.

Utiliza-se a técnica da dinâmica de grupo porque é uma forma de nivelar pessoas dentro de um mesmo ambiente e submetidas a uma mesma situação de teste, de modo a que se possa investigar como cada uma dessas pessoas se comporta diante da questão apresentada. Ao mesmo tempo a dinâmica de grupo permite ao recrutador/selecionador ganhar tempo, porque oferece a oportunidade de analisar vários candidatos ao mesmo tempo.

Assim, é possível fazer uma triagem bastante precisa para decidir quais daqueles candidatos serão levados para a entrevista individual, que é normalmente o passo seguinte no processo de recrutamento e seleção.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: