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Dicas Importantes Para Quem Participa De Um Seminário, Palestra, Cerimonial Ou Reunião

– A pontualidade é uma forma de respeito ao evento, aos convidados e ao palestrante. Hábito não muito comum entre a maioria das pessoas em eventos e solenidades sociais e profissionais, a pontualidade é cortesia de reis. É desgastante para quem se apresenta em público iniciar uma palestra, conferência ou reunião com atraso devido à impontualidade de muitos, ou da maioria. Os atrasados dispersam a atenção do palestrante e das pessoas já acomodadas quando entram no recinto do evento.

 

– Compareça com trajes adequados. A indumentária tem forte poder de influência nos nossos relacionamentos sociais e profissionais. Vestir-se de forma consciente, harmoniosa e equilibrada continua sendo o segredo das pessoas bem sucedidas e elegantes.

 

– Lembre-se da frase de chamada do filme O sexto sentido:

“- Vá, mas leve sua alma junto!”

Há pessoas insensíveis, rancorosas, mal-humoradas e sem propósito de vida que fazem questão de se refestelarem numa cadeira demonstrando falta de interesse, deboche ou pouco caso com o evento e com o palestrante. Este impacto negativo para o palestrante é aborrecedor. Mantenha uma boa postura na cadeira em que se encontra sentado, tente expressar carisma e envie uma vibração positiva para quem fala em público. Um dia você poderá passar pela mesma situação, estando com a palavra…

 

– No momento solene de hastear a bandeira assim como do cantar o hino nacional, seja patriota. Respeite este momento tão importante e, para muitos, emocionante. Não há necessidade de cantar alto e nem colocar a mão no peito, ficando estático. Naturalidade e espontaneidade moderadas!

 

– Aprenda a ouvir.

 

Respeite quem tem a palavra.

 

Não demonstre irritação ou inquietação.

 

– Evite conversas paralelas. Nada pior para quem palestra do que pessoas que cochicham e conversam entre si, dispersando a atenção de muitos participantes e do próprio palestrante. Aguarde o momento oportuno para suas considerações, observações, colocações ou perguntas.

 

– Não altere a voz.

 

– Não perca o equilíbrio.

 

– Evite comer durante o evento. Os ouvidos e sentidos de quem está se apresentando estão super sensíveis neste momento de tensão e ansiedade…

 

– Desligue o celular! Irrita quem tem a palavra e, principalmente, quem é obrigado a ouvir não somente o aparelho tocando, como a própria conversa de quem o atende e se esquece de que está num evento, e não na sala de sua casa.

 

– Evite se distrair.

 

– Evite transitar pelo local, assim como sair antes do término do evento.

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