• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Guia sobre Recolocação Profissional

“Ao ler este manual você terá um roteiro interessante que facilitará a sua entrada no mercado de trabalho, conhecendo melhor os requisitos apresentados pelas empresas, dicas para um novo emprego, cuidados na hora da entrevista e a apresentação.”

 

Cursos e Treinamento

Qualquer que seja o campo de trabalho, ou sua especialização, você pode deixar de realizar algumas atividades importantes como treinamento, e cursos contínuos visando a sua atualização profissional. Fique atento ‘as transformações econômicas, políticas e tecnológicas do país e da empresa em que você pretende trabalhar.

Cursos de dinâmica de grupo ajudam a se capacitar para o trabalho em equipe, característica de muitas empresas modernas, noções gerais de mercado e capacidade de síntese e análise rápida para tomada de decisões.

 

Faça amigos e ganhe um emprego

Todo mundo hoje em dia precisa ter uma nerwork. Ou melhor, uma rede de contatos, familiares, amigos, colegas de trabalho, clientes e por aí vaí. A sua importância não é apenas ser bonzinho mas principalemente para conseguir um bom emprego.

Mais de 50% das vagas disponíveis no mercado são preenchidas por pessoas recomendadas por alguém da empresa, clientes ou conhecidos do chefe da área com vaga. Para as empresas, as recomendações dos seus funcionários têm qualidade e resultam em boas contratações. Já que os funcionários só indicam alguém se realmente tiver perfil adequado.

 

Para ter uma Rede de Amigos você deve :

Princípio número um: ninguém cria de uma hora para outra uma rede de amigos e conhecidos no meio profissional. Se você está empregado, e numa condição estável, não descuide das relações sociais. Se perdeu o emprego e sua lista de conhecidos se esgotou rapidamente, não se desespere, procure ampliar sua network a partir dos contatos que em.

Não fique constrangido ao procurar amigos e conhecidos. Não se esqueça de que no mercado de trabalho há muitas pessoas bem preparadas para assumir o cargo que você quer. E na maioria das vezes a oportunidade não é para o melhor, mas para aquele que foi lembrado.

Tenha em mente que a pior coisa possível é procurar emprego de baixo astral. Se você está mal na empresa ou acabou de ser demetido é melhor dar um tempo até reequilibrar suas energias. Se você ficar falando de suas frustações vai deixar uma impressão negativa. E quem vai indicar alguém que não se apresenta como uma solução, mas como um problema?

Fundamental: não perca muito tempo explicando, justificando ou lamentando, como foi que perdeu o emprego. Faça disso um detalhe de pouca relevância. Deixe claro que o mais importante são os planos para o futuro.

Esteja consciente que mesmo nos contatos informais, com conhecidos do meio profissional, você está passando uma imagem. Há pessoas que não se destacam tanto quanto você, porém um processo seletivo ou nas relações pessoais demonstram ser muito melhores. E sempre se saem bem, já reparou?

Princípio definitivo: rede de amigos não é algo para ser cultivado nos momentos de desespero. Mesmo que hoje você esteja numa boa profissionalmente, faça um teste. Coloque numa folha de papel os nomes das pessoas com quem poderia contar, hoje, caso precisasse que alguém o indicasse para um cargo. Se a lista for pequena, é bom começar a frequentar ambientes profissionais. E não se descuide do bom relacionamento pessoal no trabalho.

Preste atenção: Isso tudo não é possível se você não mostrar que tem competência, altos planos e não é aquele cara chato que só lamenta os tropeços, em vez de enaltecer os próprios passos. Seja otimista e perseverante!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: