• RSS Ultimos Toques…

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Apague a minha memória. Bem vindo ao próximo nível

Giuliano Donini

 

Confesso minha total falta de inspiração na seleção do título. Muitas palavras, frases e expressões me passaram pela cabeça. Milhares de idéias sobre o enfoque do artigo. Mas, como resumir a atual realidade do varejo, mesmo que falemos somente do varejo de roupas brasileiro?

Certamente, estamos influenciados pelas centenas de artigos e matérias que nos bombardeiam de informações diariamente – de forma direta ou indireta. A necessidade de reinvenção é clara, evidente e mais que comentada por uma série de especialista renomados.

Técnicas de atendimento modernas, treinamento, abertura para novos conceitos, recomeço. Certa vez, fui surpreendido quando o varejo foi alvo de Regina Casé no programa Fantástico, da Rede Globo. Dentro do espírito do quadro, a mais pura fotografia do nosso momento. Aquela matéria fez passar em minha mente uma profusão de perguntas. O quanto estamos preparados para ensinar ao nosso consumidor a comprar? O quanto estamos preocupados com isso? Será que somos oportunistas e queremos resolver nossos problemas no primeiro cliente que nos prestigia com sua presença na loja? Por quanto tempo ele ainda nos prestigiará?

Não tenho a intenção de trazer as respostas, até mesmo porque não as tenho, a idéia principal é dividir com você a minha forma de enxergar.

Os homens, como seres que não se acomodam, mudam o estado das coisas. De um varejo que, no passado, tinha de se adaptar a capacidade e sistema dos fabricantes, para um varejo que impôs aos seus fornecedores uma necessidade de mudança de atitude. Muitos sucumbiram às memórias do passado e desapareceram. Outros se adaptaram. Muitos outros surgiram.

Novamente, estamos vivenciando um processo de mudança de poder de decisão. As necessidades dos consumidores, como geradores de demanda da cadeia comercial, começam a pedir novos modelos. Começamos mais um ciclo, de muitos que certamente virão, e o processo de mudança e seleção natural deixará novas marcas na história para um velho processo, mais que conhecido.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: