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Liderança / Motivação

Motivar trabalhadores ponderando as suas capacidades, competências, aspirações e necessidades são algumas das funções mais importantes das chefias directas

  
Que necessidades estará Você a satisfazer aos membros da sua equipa de trabalho quando pretende obter mais envolvimento pessoal? Mais empenhamento? Mais dedicação? Maior produtividade? Será que pode aplicar a Pirâmide de Hierarquia das necessidades de Maslow ao cenário da sua organização?

O objectivo será naturalmente a melhoria de desempenho, a diminuição dos níveis de
insatisfação e também, obviamente, uma maior dedicação dos indivíduos, acompanhada pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Lamentavelmente, não é possível dar às pessoas “doses condensadas” de motivação – como se de uma terapia vitamínica se tratasse!

Em vez disso são necessárias técnicas de liderança, comunicação e de interacção pessoal, que permitam aos chefes e supervisores alcançar os objectivos comportamentais desejáveis, através da sua aplicação sistemática e cuidada junto do seu pessoal.

Este programa de formação em motivação, mostra-lhe algumas das coisas que Você pode fazer e algumas das coisas que Você deve evitar fazer para dirigir eficazmente os seus funcionários.

O programa inicia-se numa explicação da Pirâmide de Hierarquia de Necessidades de
Maslow e mostra como esta teoria de satisfação de necessidades do elemento humano pode ser transferida para a sua empresa e aplicada em situações de motivação para o trabalho.

Na realidade as chefias dispõem do poder de afectar o comportamento motivacional dos empregados, em particular no que respeita às necessidades mais elevadas da escala de Maslow e, ao exercer esse poder, influenciam, positiva ou negativamente o seu nível motivacional.

Pontos-chave:

Actualmente considera-se parte integrante da função de gestor a utilização de um conjunto de “ferramentas”assentes nas relações pessoais e de grupo, que facilitem a satisfação de necessidades fundamentais ao desenvolvimento do ser humano – tais como a necessidade de reconhecimento, de pertença e de auto-estima.

* Encorajar a formação de grupos de trabalho, a resolução de problemas através de equipas e o envolvimento e participação do pessoal no processo de tomada de decisão – resume alguns dos pontos-chave focados neste programa.

* A comunicação regular com os trabalhadores e as reuniões de informação para divulgar abertamente tudo o que se passa na empresa que possa ser relevante para o desempenho das pessoas – é outro ponto aconselhado.

Audiências:

* Chefias directas e supervisores.
* Chefes de equipa.
* Chefes de turno.
* Todos os que na organização têm responsabilidade na gestão de pessoas.

 

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